Um cruzeiro pelo Rio Nilo

Como já dizia o historiador Heródoto “O Egito é um presente do Nilo”. Realmente, sem Nilo não haveria Egito. Esse, que é o maior rio do mundo em extensão, trás vida às vastas e férteis planícies que de tempos em tempos são alagadas.

Então, para ver o Egito de uma forma diferente, nada melhor que navegar por este rio que corta o país de fora a fora, e tem as suas margens cidades incríveis, que guardam milhares de anos de história.

A bordo de um elegante e confortável cruzeiro fluvial, há opções para fazer vários trechos do rio. O que eu escolhi [o mais popular] dura 4 dias e 3 noites, parte da cidade de Aswan e vai até Luxor. Ao longo do trajeto, é claro, fazemos várias paradas para visitação dos mais impressionantes e antigos templos egípcios.

Nile Cruise Cabin.jpg

Apreciar as paisagens do ponto de vista de quem está de dentro do rio foi uma experiência ímpar, e que me fez entender como o grande Nilo é fonte de vida para os lugares por onde passa. A velocidade do navio nos proporciona admirar tranquilamente paisagens lindas, que jamais esquecerei.

Nile River.jpg

Crianças e famílias se divertem em suas águas, se refrescando do calor desértico do Saara. E quando elas veem algum cruzeiro passar é uma festa… acenam, gritam e estampam aquele sorrisão. É possível ver também homens pescando, animais se banhando e matando a sede, e ainda muitas pessoas usando o rio para se locomover.

 

 

 

Em alguns lugares, as dunas formam belas praias, que são um paraíso para os turistas. Foi numa dessas que tive o imenso prazer de sentir o Nilo. Eu me joguei mesmo, de roupa e tudo, não sabia quando teria aquela oportunidade novamente. Senti a água gelada passando por cada parte do meu corpo, foi como se eu estivesse sendo envolta por uma atmosfera de relaxamento e frescor, onde só estava presente a magia do aqui e agora.

Mergulho no Nilo.jpg

Conforme o navio segue seu curso, a paisagem muda… cidades um pouco maiores vão surgindo, e começam aparecer vendedores vindos da margem do rio, tentando vender toda sorte dos mais belos tecidos para ganhar algum trocado, que garantirá o sustento de sua família.

Vendedoresde Tecidos no Nilo.jpg

Uma ótima pedida a bordo do navio é contemplar um belo nascer e/ou pôr do sol. O verde das plantações contrastando com o amarelo das dunas do deserto é um show a parte. Sem falar do céu à noite… que era demais! Ainda mais tomando um vinhozinho na companhia de bons amigos, que tornam o ambiente ainda mais agradável.

Sunset - Nile

Como ninguém é de ferro, um lugar perfeito para se refrescar é a piscina do navio… era tudo que eu queria depois de algumas horas de tour, naquele calor escaldante, visitando os famosos templos. Caía como uma luva!

Nile Cruise Swimming Pool.jpg

Acreditem, vale muito mais a pena seguir pelo rio do que fazer esta rota por terra. Além de ter todas as refeições inclusas no pacote, ainda tinha serviço de guia e transfer, para vários atrativos turísticos. E se for em grupo, como eu fui, a viagem fica ainda mais em conta. Não precisa ser rico para curtir as maravilhas do Nilo. 🙂

Listados aqui os principais lugares visitados durante este tour.

#1 Templo de Philae

Philae Temple

Este templo foi dedicado à Isis, a deusa da maternidade, fertilidade e natureza na mitologia egípcia. Hoje está localizado em uma ilha, uma vez que este [como alguns outros da região] foi deslocado devido à construção de uma grande barragem que alagou o local original.

 

#2 Nubian Village

Nubian Village.jpg

Uma tradicional aldeia com casas de cores bem vivas, principalmente azul, e chão de areia. Assim é Nubian Village.

 

#3 Templos de Abu Simbel

Abu Simbel Temple.jpg

Próximo à fronteira com o Sudão estão os templos esculpidos em pedra de Abu Simbel. São gigantescos monumentos construídos por Ramsés II. Tanto o Grande Templo quanto o Pequeno Templo possuem na entrada enormes colossos, sendo o primeiro templo com 4 colossos de 20 m de altura e o segundo com 6 colossos de 10 m de altura, dá para imaginar?

#4 Kom Ombo

Kom Ombo.jpg

Pilastras e mais pilastras compõem a estrutura do templo de Kom Ombo, um templo simétrico. Uma metade dele foi construída para o deus Sobek, símbolo de força e poder, representado por um crocodilo. E a outra metade para o deus Horus, conhecido também como deus do céu, representado por um falcão.

#5 Templo de Edfu

Edfu Temple by gainwelltravel.jpgby gainwelltravel

Também foi dedicado ao deus Horus, este é um dos mais belos e bem conservados templos do Egito. Está quase intacto, como dá para ver pelo estado de suas paredes, pilastras e desenhos.

#6 Templo de Luxor

Luxor Temple by askideas.jpgby askideas

É o único monumento do mundo que agrupa tantas influências arquitetônicas de diferentes épocas/culturas: faraônica, greco-romana, copta e islâmica. Além da arquitetura diferenciada, o templo também possui várias belas e imponentes estátuas.

#7 Templo de Karnak

Karnak Temple.jpg

É o maior templo do Egito. Sua construção também foi realizada durante várias épocas. Aproximadamente 30 faraós contribuíram para a formação desse complexo, permitindo atingir tamanho, complexidade e diversidade não vistos em outros lugares. É um verdadeiro museu ao ar livre.

#8 Vale dos Reis

Valley of the Kings by Peter Tyson.jpgby Peter Tyson

Só pelo nome já dá para ter uma ideia da importância desse vale, que foi o lugar escolhido para as tumbas de inúmeros faraós. Até hoje já foram descobertas 63 tumbas, sendo a tumba do poderoso Tutacamon, a mais recentemente descoberta, em 1922. Essas tumbas, seguindo a tradição, eram muito bem decoradas e recebiam os artefatos mais preciosos dos faraós. Muitas delas foram alvo de saqueadores durante séculos. Mas mesmo assim, ainda é possível ver o poder que estes faraós tinham. É de se encantar!

Publicado por

Dani Lima

Estudante de doutorado e apaixonada pela natureza, para ela não existe tempo ruim. Quando o assunto é viajar, "qualquer dia é dia"! Depois de seu primeiro mochilão pela Bolívia e Peru não parou mais... Fez várias viagens, aventuras e perrengues, sempre ao lado de seu fiel escudeiro Samuel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s