Mar Vermelho: meu primeiro mergulho com cilindro

De repente tudo fica em silêncio. Só é possível escutar o som da sua respiração através do respirador e sentir as bolinhas de ar subindo pelo seu rosto. O mundo aqui é bem diferente, um lugar onde o ser humano não tem domínio de nada. Um lugar onde só nos cabe admirar, respeitar e agradecer por tanta beleza e magia.

Mar Vermelho - Subaquático.jpg

Nos últimos anos tive algumas oportunidades de fazer mergulho com cilindro (scuba diving), mas o medo sempre estava lá, me impedindo de explorar esse mundo novo e misterioso.

Depois de perder várias dessas oportunidades de imergir em mares incríveis, como os do Panamá, África do Sul, Galápagos, Arraial do Cabo, etc., decidi que estava na hora de superar mais esse desafio em minha vida. E aí, nada melhor que começar com o pé direito mergulhando em um dos melhores lugares do mundo para essa prática, o Mar Vermelho, que ostenta águas de um intenso azul turquesa e uma das maiores diversidades subaquáticas do globo terrestre.

Mar de Hurghada - Dani.jpg

A cidade escolhida para fazer o mergulho foi Hurghada, com praias de uma coloração simplesmente incrível, ilhas paradisíacas e, para ficar ainda mais perfeito, águas de temperatura amena.

Mapa Hurghada - Mar Vermelho.jpg

O dia começou cedinho, fui com meu instrutor (Mahmoud) até a agência de mergulho. De lá, após algumas instruções de segurança e utilização do equipamento, seguimos para o barco, que nos levou até um grande recife de corais conhecido como Abu Ramadã, próxima à maior e famosa Ilha Giftoun.

O tempo estava maravilhoso, sem vento, temperatura agradável e com uma ótima visibilidade subaquática.

Mar de Hurghada - Barco

Por dentro de mim, um mix de receio, ansiedade e excitação fez com que eu ficasse em um estado meio difícil de descrever. Quem já mergulhou sabe do que estou falando, e quem ainda não, um dia saberá.

Ao entrar nesse novo mundo, tive que primeiramente me acalmar e me acostumar com o respirador, é claro. Afinal, essa era a única forma de obter oxigênio embaixo d’água.

No começo, confesso que não foi nada fácil. Mesmo indo bem, para uma primeira vez, e conseguindo descer alguns metros, eis que surge um dos problemas mais comuns: máscara com água. Mas tudo bem, pois como havia prometido, Mahmoud estava o tempo todo ali do meu lado. Ele até tinha me ensinado anteriormente como fazia para retirar a água nessas situações, mas me embananei e não consegui resolver nada. Pedi para subir duas vezes por causa disso.

Mergulho com Instrutor - Mahmoud.jpg

Aos pouquinhos fui ficando mais confiante e me acostumando com as coisas. E depois de um break consegui finalmente curtir a experiência a fundo. E aí foi incrível! Fiquei admirada com tanta beleza. Dava para se perder em meio de tantas cores e formas…

Fui recebida pelo peixe leão… a arraia azul também estava lá nos corais!

Cheguei a 15 metros de profundidade, desfrutei cada segundo. Estava indo tão bem que o Mahmoud até me deixou um pouquinho livre, pois já estava me sentindo mais segura. Dai só foi curtição!

No fundo do Mar Vermelho.jpg

Nenhum outro ambiente traz tamanha sensação de leveza e desligamento do mundo,  ao não ser se você for para outro planeta. Rsrs

Saí da água comemorando e agradecendo muito por essa experiência. O sorriso no meu rosto era bem nítido. E para finalizar o passeio, já no barco, fomos agraciados com o show de um cardume de golfinhos. Dá para imaginar?

Tem momentos na vida que a gente não pode esquecer, e toda vez que fecho meus olhos lembro do que eu vi nesse oceano.

Gratidão!

Dani Lima

Estudante de doutorado e apaixonada pela natureza, para ela não existe tempo ruim. Quando o assunto é viajar, "qualquer dia é dia"! Depois de seu primeiro mochilão pela Bolívia e Peru não parou mais... Fez várias viagens, aventuras e perrengues, sempre ao lado de seu fiel escudeiro Samuel.

3 comentários

Envie um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s