Belgrado em dois dias

Com mais de 2.000 anos de história, belas paisagens e vibrante vida noturna, Belgrado, capital da Sérvia, só começou a receber significativa atenção dos turistas internacionais na última década.

A Sérvia, parte da antiga Jugoslávia, é um país bem interessante e cheio de coisas legais para se ver. Lá é fácil perceber que você não está nem um pouco perto de casa, seja pelos sabores e aromas, ou mesmo [principalmente] pelos letreiros e placas em geral. Aqui eles adotam tanto o alfabeto cirílico quanto o latino, mas de modo geral eles parecem gostar mais do primeiro.

Como gostamos de lugares ainda pouco explorados e que nos tragam essa sensação de estar imergindo em uma realidade diferente da nossa, Belgrado não poderia ficar de fora do nosso roteiro.

Aqui daremos dicas de algumas atividades que podem ser feitas tranquilamente em 2 ou 3 dias na cidade.

#1 Sava Church

Dedicado ao St. Sava, fundador da Igreja Ortodoxa Sérvia, este templo, ainda não concluído, é simplesmente impressionante, principalmente pelo seu tamanho.

dsc_6006-1

Lá além de perder a noção de espaço com tamanha grandiosidade, é possível ver interessantes características da igreja ortodoxa como, por exemplo, as imagens com traços muito mais orientais do que as da igreja católica, com as quais estamos acostumados. E outro fato que também me chamou bastante a atenção foi o rito dos fiéis beijarem as imagens.

#2 Forte de Belgrado

Devido a sua localização privilegiada, na confluência de dois importantes rios (Sava e Danúbio) e bem no meio do caminho entre a Europa e Ásia, Belgrado é uma das cidades que mais foi disputada e dominada por diferentes grupos ao longo dos séculos – por celtas, turcos, romanos, austro-húngaros, eslavos, e segue a lista.

dsc_6095-1

Como não poderia ser diferente, após tantas guerras, a parte histórica de Belgrado apresenta hoje um conjunto de prédios, muros, torres, etc. que compõem os resquícios de uma grande cidade fortificada que é simplesmente incrível.

Com várias construções bem preservadas e áreas verdes super agradáveis, o complexo [aberto 24 horas/dia, 7 dias/semana] é destino obrigatório para qualquer turista que vá à cidade.

#3 Caminhar na margem do Rio Danúbio

Segundo maior rio da Europa (atrás apenas do vizinho russo, Volga), o Danúbio é para muitas das cidades que são por ele cortadas o principal atrativo natural. É como se fosse para nós um mix de praia, parque, rio, calçadão, etc.

Lá, e no não menos importante Rio Sava, as pessoas vão para correr, pedalar, passear com o cachorro, brincar com as crianças, comer e beber em um dois inúmeros restaurantes e bares, e por aí vai.

#4 Ada Lake

Se ideia é ter um lugar perfeito para curtir a natureza e desfrutar de um domingo de sol, a pedida certa é o Lago Ada.

Como Belgrado não tinha nenhuma praia ou lago para a população curtir no verão, a solução foi resolvida de uma maneira “simples”, fechando artificialmente um dos lados do Rio Sava, divido pela ilha Ada Ciganlija.

Hoje esse complexo de ilha + lago chega a receber no verão cerca de 100.000 visitantes por dia. Já no inverno, é possível ficar bem sossegado apreciando o pôr do sol em paz absoluta.

#5 Vida noturna

Como ninguém é de ferro, depois de um dia de passeios, nada como recarregar as baterias e partir para a noitada!

Para os amantes da vida noturna, Belgrado não deixa a desejar em nada. As opções vão desde bares super legais, com diferentes estilos e tipos de música, até mega baladas, cheias de cor e muita gente bonita! 

club-tilt-belgarde-1

1 comentário

Envie um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s